O Deus da Graça

abril 05, 2016 2 Comentários A+ a-


Dentre muitos assuntos que precisamos estudar para crescermos na nossa fé cristã, a graça é um dos pilares que sustentam a nossa fé e julgo ser de extrema importância para cada um de nós, dedicar um tempo para saber um pouco mais sobre este atributo de Deus determinante para o nosso viver.

De acordo com C.S.Lewis, a graça de Deus é um conceito exclusivo da fé cristã, não existindo nenhuma outra tradição religiosa com esta ideia de um Deus gracioso, tornando assim a compreensão de graça um ponto vital para nossa espiritualidade, contudo, é um assunto muito amplo e que resumidamente proponho a seguir.

É importante lembrarmos que, ao contrário do que muitos pensam, a graça de Deus não é um atributo que se manifestou somente após a vinda de Jesus Cristo, culminando com a sua morte e ressurreição. A graça de Deus já estava presente desde o início da história, quando a humanidade rompeu com o Deus da vida por meio do pecado. Deus, em sua graça, ao invés de executar sua justiça, promovendo a extinção de toda raça humana, Ele criou uma via alternativa para que ainda pudéssemos viver. A graça de Deus se manifestou como um fluxo constante de amor e vida que tem sustentado o universo e a humanidade desde então.

A vida só é possível ser concebida e explicada a partir da graça de Deus. Ele tudo criou, tudo sustenta e a todos concede vida e fôlego para que existam, mesmo que em rebeldia estejam - a graça se manifestou salvadora a todos os homens (Tito 2.11).

"Pois nele vivemos, nos movemos e existimos." Atos 17.28

Podemos considerar a graça como a boa vontade, a pré-disposição positiva de Deus, o desejo de abençoar, a intenção constante de fazer o bem e agir com bondade em relação ao universo criado e a humanidade, porém é importante ressaltar que bem a bondade são conforme a sua própria sabedoria que decide o que é melhor para a existência humana.

"Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?" Romanos 11.33,34

"Mas Ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." 2 Coríntios 12.9 

A graça está presente na interpelação, no apelo, no chamamento, no convite, na insistente convocação de Deus para que a humanidade se renda à sua bondade. Por sua graça, Ele toma a iniciativa de falar aos homens para que nós voltemos-nos para Ele.

"Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo"
Hebreus 1.1,2

É a graça a força ativa, o poder abençoador, o impulso que leva a humanidade caída a realizar o bem. É a ação e o trabalho de Deus em favor do universo e da humanidade.

"Pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele." Filipenses 2.13

"Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo." I Coríntios 15.10

"Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês." I Pedro 5.7

A graça de Deus é o favor que nós não merecemos, por causa da nossa atitude de rebelião para com o Deus da vida e o Deus de extrema santidade, o qual promove gratuitamente e sem distinção para todos nós, qualidade de vida neste universo caído, e salvação para a humanidade após esta vida terrena.

"Por que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos." Mateus.5.45

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras para que ninguém se glorie." Efésios 2.8,9

Observe que a graça de Deus inclusive está presente aonde a igreja não chegou e aonde a mensagem do evangelho ainda não foi propagada, sendo a graça então o testemunho do próprio Deus, de forma que todos se tornam indesculpáveis caso não O reconheçam como Deus Soberano e Criador.

"No passado Ele permitiu que todas as nações seguissem os seus próprios caminhos. Contudo, não ficou sem testemunho: mostrou sua bondade, dando-lhes chuva do céu e colheitas no tempo certo, concedendo-lhes sustento com fartura e enchendo de alegria os seus corações." Atos 14.16,17

"Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas o seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram." Romanos 1.19-21

"E disse: Cornélio, Deus ouviu sua oração e lembrou-se de suas esmolas." Atos 10.31

Faço o uso da definição de Ed. René Kivitz, para concluir este estudo, dizendo que:

"Toda e qualquer experiência humana de amor; atos de justiça, compaixão, e solidariedade; expressão ética e estética; a arte e a cultura; a ciência, a tecnologia e o trabalho; as filosofias e sabedorias; a ordem, a estrutura inteligente e a coerência lógica da realidade física, orgânica e social; o prazer, a alegria e o contentamento; a superação, a possibilidade de começar de novo, e a inovação; a rebeldia contra a morte e tudo quanto a promove ou representa; as possibilidades utópicas em relação ao futuro; a fé, a esperança e a paz, se explicam pela graça de Deus. A expressão máxima da graça de Deus é a presença de Jesus Cristo no mundo, e tudo quanto com ele irrompe como possibilidade para a criação e humanidade como fruto de sua vida, morte e ressurreição. Ele, Jesus, é a expressão máxima da verdade e da GRAÇA"

2 comentários

Deixe seus comentários
Neiva Silva
Autora
5 de abril de 2016 23:46 delete

A graça de Deus é maravilhosa, incomparável, cheia de amor e misericórdia.
Glórias a Deus por Sua graça!
Beijos Lainy!

Resposta
avatar
fco venicius
Autora
7 de abril de 2016 10:16 delete


Deus te abençoe em nome de Jesus .
http://www.embuscadedeus.vai.la

Resposta
avatar