Adoração em 7 palavras

maio 24, 2016 7 Comentários A+ a-


Esta é uma breve análise de algumas palavras que expressam louvor e adoração no contexto do Velho Testamento e o intuito do estudo é pensar em como essas palavras podem contribuir para nós que servimos a Igreja de Cristo na área de louvor e adoração e como podemos motivar uns aos outros a ter um relacionamento de profunda devoção com nosso Deus.

Todas as expressões de louvor têm a fé como sua base. Quando os judeus ouviam palavras que convocavam à adoração, eles entendiam muito mais do que nós entendemos hoje, porque eles conheciam o significado de cada uma destas palavras.
Há várias palavras diferentes para "adorar" - quase todas elas são alegres e triunfantes, mas há também as mais silenciosas ou as de movimentos; mas todas são manifestações físicas que expressam louvor e adoração.
O que precisamos entender é que o louvor deve ser uma expressão espontânea do coração. Uma expressão natural do nosso amor por Deus.

Vejamos resumidamente sobre cada palavra hebraica da adoração e seus sentidos:

  • YODAH - dar graças, ou louvor, com mãos estendidas/levantadas; (acréscimo meu pelo dicionário hebraico: confessar; agradecer, reconhecer)
"Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença." Salmos 140.13

É uma palavra que expressa rendição total, como uma criança que levanta suas mãos e pede colo para o pai e se rende a sua proteção, ao seu cuidado! É a expressão de uma profunda entrega a Deus, de uma profunda confiança! Do desejo de entregar TUDO, tudo o que envolve o nosso ser por completo, a nossa alma, vontade, sentimentos e pensamentos (mente). Uma criança quando pede colo à alguém, ela declara com essa atitude que confia totalmente nessa  pessoa. 

  • TODAH - agradecimento com extensão das mãos; (acréscimo meu pelo dicionário hebraico: agradecimento, gratidão; sacrifício de animal em agradecimento; ação de graças; louvor, glorificação; confissão)
"Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos."
Salmos 95.2

Adoração com as mãos erguidas confirmando o que Deus tem feito ou vai fazer, isto é, um louvor como atitude de sacrifício, que independe das circunstâncias, ou também que confirma os eventos extraordinários operados por Deus.

  • BARAK - ajoelhar-se, curvar-se, reverenciar, bendizer (acréscimo meu pelo dicionário hebraico: abençoar, saudar, felicitar, agradecer, exaltar)

"Entrai pelas portas dele com louvor, e em seus átrios com hinos: louvai-o e bendizei o seu nome." Salmos 100.4

É uma grande pena que, infelizmente, as traduções deste versículo em português, não trouxeram a tradução da palavra 'barak' como 'prostrar-se', mas sim 'bendizer', mas na versão Basic English a tradução que encontramos é 'dar honra' - esta tradução denota melhor o sentido de ajoelhar-se.
Em nossa cultura ocidental não temos por hábito nos curvar em reconhecimento a presença de uma autoridade, dando honra a um rei ou rainha por exemplo. Mas em outras culturas, ainda hoje é muito comum que os súditos se curvem diante de seus reis, rainhas e imperadores. Isso demonstra submissão a autoridade, também expressa FISICAMENTE uma total consciência de que há uma “autoridade" no local, alguém superior e mais importante que ele no ambiente.


  • HALAL - raiz da palavra "halleluyah" (aleluia) que pelo dicionário hebraico significa louvar, elogiar, exaltar, e o uso desta expressão em sua maioria se dá em passagens bíblicas que ambientavam celebrações, festas, músicas e danças.

"Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa." Salmos 100.4

Uma das marcas registradas da adoração do povo de Israel é o espírito festivo de seus ajuntamentos - várias festas eram celebradas e por ocasiões de vitórias de guerras todo o povo era conclamado a adorar a Deus pelo seus feitos! Expressar adoração a Deus com toda nossa alegria pelos seus feitos também é louvar ao Senhor - HALLELUYAH!

  • ZAMAR - é uma palavra destinada para os instrumentos musicais; tocar cordas, cantar, muitas vezes traduzido como "cantar louvores", implicando também na composição musical / letras.

"Preparado está o meu coração, Oh Deus, preparado está o meu coração; cantarei e salmodiarei." Salmos 57.8

Davi é um bom exemplo desta adoração, o qual ordenou aos líderes dos levitas que encarregassem os músicos que havia entre eles de cantar músicas alegres, acompanhados por instrumentos musicais: liras, harpas e címbalos sonoros (I Crônicas 15.16).

  • SHABACH - palavra usada designando grande voz, gritar como em triunfo, aclamar (acréscimo meu do dicionário hebraico: exaltar, elogiar, louvar, glorificar, bendizer).

"Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciará as tuas proezas" Salmos 145.4

A ideia que encontramos nesta expressão não é somente celebrar em alta voz, nem promover gritarias sem sentido, mas sim de tornar o nosso louvor um canal de testemunho de Deus, e ousadamente declarar toda Sua grandeza a todas as gerações através da nossa adoração.

  • TEHILLAH - tradução minha pelo dicionário hebraico: louvor, elogio, glorificação, fama, renome, glória, celebridade


"Louvarei ao Senhor em todo tempo: o seu louvor estará continuamente na minha boca." 
Salmos 34.1

O interessante desta expressão é a ideia de um louvor contínuo, sem interrupções, que flui do adorador como quem se encontra em um estado de espírito conectado em tempo integral com o Deus que se adora e que se faz presente em meio aos louvores (Salmos 22.3). Um louvor capaz de atrair a presença de Deus, ou seja, um louvor que permite o Espírito Santo agir livremente da forma como lhe convém.

*******

Que todos nós, atuantes na área musical da Igreja de Cristo ou não, possamos viver cada uma destas expressões profundamente na nossa vida pessoal, para que no exercício dos nossos dons na Igreja (ou em qualquer outro lugar) possamos simplesmente transparecer o que temos sido na nossa essência - adoradores por excelência! 

_______________________________

Esta é uma resenha sobre as 7 palavras da adoração, disponibilizado pela equipe Rios de Adoração, dos pastores Carlinhos e Adriana Felix, dos quais tive o prazer e o privilégio de ser aluna na turma de 2013 em Vila Velha/ES. Para você que é morador do Rio de Janeiro, e deseja participar de aulas presenciais e saber mais sobre assuntos pertinentes a louvor, adoração e vida com Deus, acompanhe as redes sociais da escola para início das próximas turmas: Facebook.com/riosdeadoracao | Instagram: @escolariosdeadoracao

Para quem é da grande Vitória/ES, a mesma base de estudos voltados para louvor e adoração são ministrados pelo Centro Ministerial El Shamah - saiba mais nas redes sociais: Facebook.com/centroministerialelshamah | Instagram: @centroministerialelshamah

7 comentários

Deixe seus comentários
24 de maio de 2016 19:00 delete

Que post interessante, ameeei :D beeijo
www.diariodasdicas.com

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
25 de maio de 2016 09:05 delete

Obrigada pela visita Paula linda! Que Deus continue te abençoando! Grande bjo! :*

Resposta
avatar
Ana Araújo
Autora
29 de maio de 2016 12:59 delete

Gostei muito do post!
http://annahandtheblog.blogspot.pt/

Resposta
avatar
1 de junho de 2016 15:08 delete

Que post incrível, como queria saber ler em vários idiomas... Interpretar esses versículos ai sem olhar a tradução,rsrs. Abraços Lai!


PAPO DE GAROTA CRISTÃ
www.sarahcristinny.com

Resposta
avatar
2 de junho de 2016 11:44 delete

Que maravilhosa explicação de cada palavra, chega trás aquela vontade de aprender mais e mais sobre a Palavra de Deus. Bjs

www.meninascristassantas.blogspot.com

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
2 de junho de 2016 14:10 delete

Obrigada pela visita Ana, Sarah e Alê!!! E que bom que pude edificá-las com este post! Que Deus continue falando ao coração de vocês! Grande bjo :*

Resposta
avatar
8 de junho de 2016 14:55 delete

PARABÉNS PELO BLOG. QUE O SENHOR TE ABENÇÕE RICAMENTE

Resposta
avatar