Do Olhar ao Altar

junho 22, 2016 6 Comentários A+ a-




Este é um livro super prático e de fácil leitura, com 78 páginas, escrito pelo Pr. Leandro Almeida, líder da Rede da Mocidade e responsável pelo ministério de namorados da Igreja Batista da Lagoinha, com 10 dicas diretas para as mulheres cristãs solteiras que ainda andam se frustrando em relacionamentos amorosos, sem avaliar o tempo precioso que perdem ao lado da pessoa errada, mas que por muitas vezes é resultado de suas próprias condutas em não viverem como meninas e mulheres de Deus que deveriam ser. Algumas dicas também são super válidas para as mulheres casadas como abaixo destaquei:

"Até que seja conquistada pelo príncipe encantado dos seus sonhos, seja uma mulher 'difícil'".
Em sua primeira dica, o autor aborda a importância da mulher dar tempo para que o rapaz interessado por ela possa se empenhar em conquistá-la e conhecê-la, mesmo que estejamos vivendo em uma geração que diz que a mulher pode sim tomar a iniciativa da conquista, contudo, como homem, o autor compartilha o sentimento de valorização que brota do coração dos homens quando eles conseguem por esforço alcançar o seu objetivo de conquistar o coração da amada.

"Se ele não servir para ser seu marido, nunca irá servir para ser seu namorado"
Analisar o caráter e a vida do pretendente também é extremamente importante antes de iniciar qualquer relacionamento para evitar frustrações no futuro, iludindo-se com alguém que não tem perfil para assumir uma família e sobretudo te honrar com uma esposa para uma vida toda.

"Se você não deixar Jesus completá-la, nunca conseguirá que homem algum faça isso."
Um dos maiores erros dos adolescentes e jovens solteiros é pensar que namorar é uma forma de preencher o vazio que sentem dentro de si, e ao fazerem isso, percebem que ao findar os seus namoros, a vida vazia permanecem dentro deles. O autor enfatiza a importância de entender que é necessário primeiramente ser uma pessoa inteira, bem fundamentado e feliz em Cristo antes de então assumir um relacionamento com alguém. Somente desta forma é possível não transferir para o outro a responsabilidade de te completar e assim não sufocá-lo com sua insegurança e falta de valorização própria.

"Abrir mão é aprender a aprender. Nós, homens, odiamos quando vocês, mulheres, querem impor o seu jeito em tudo e para tudo. Vale a pena aprender a lidar com as diferenças, ao invés de eliminá-las."
Esta é um realidade na vida de muitos casais, e o problema chega ao ápice infelizmente no casamento - um casal que não consegue lidar com as diferenças no namoro, certamente no casamento o problema só irá se agravar. É necessário aprender a abrir mão desde do namoro, nas pequenas coisas, entendendo que o mais importante a ser desenvolvido entre o casal não é o poder de fazer o outro andar segundo as suas vontades, mas sim, fundir as vontades até que se tornem uma. Ler a opinião de um homem dizendo que se sente desconfortável acerca da imposição da mulher sobre ele, tem que despertar em nós mulheres, o desejo de querermos ser mais compreensivas, dispostas a relevar tudo aquilo que é insignificante diante da preciosidade que é nosso relacionamento conjugal e/ou namoro. Deus nos fez diferentes e não valerá a pena investir tempo tentando transformar o outro a nossa imagem, ao invés disso, aprecie as diferenças do outro e diante daquelas características que não te agrada, basta lembrar que você também tem características que não agradam o outro, e o melhor caminho para solucionar estas diferenças é de fato o amor! Ame acima das diferenças!

"Ser um não dói. Ser um é ter o prazer de escolher todos os dias fazer o cônjuge feliz."
Se desde o namoro você não é feliz em abrir mão de algumas coisas em prol de unir suas opiniões com seu parceiro, certamente no casamento você também não fará isso. A unidade no casamento começa no namoro, e é por não praticar esta unidade que muitos casais não concluem nem o primeiro ano de matrimônio, pois não desenvolveram a prática da unidade - o abrir mão em função do outro, é viver de uma forma recíproca, um desejando a felicidade do  outro na prática. Não há vida a dois sem reciprocidade.

"Em um namoro pervertido, não hesite em seu coração terminar algo que nunca irá avançar da forma correta."
o autor aborda esta dica diretamente para os solteiros, que estão em um relacionamento fora dos padrões bíblicos, e que entendem que para ter um casamento abençoado é necessário se submeter a santidade de Deus desde o namoro. Se seu/sua namorado(a) não deseja viver um relacionamento em santidade, não vale a pena sacrificar toda sua vida matrimonial por causa dele(a). Busque em Deus alguém que deseja ter um casamento estabelecido por Deus, com plena alegria e paz, fruto de um namoro santificado diante dEle.

"Você deseja tanto ser valorizada, mas, se não valorizar a si mesma primeiramente, ninguém irá perceber o valor que, na realidade, você já tem."
Antes de entrarmos em um relacionamento com alguém é necessário entendermos o valor que temos. Esperar que alguém faça isso é estar disposto a sofrer frustrações e gerar expectativas frágeis que podem facilmente ser quebradas. Ninguém vai nos amar da forma que nós mesmos devemos nos amar! e ninguém vai nos amar a tal ponto de entregar sua vida por nós como Jesus fez na cruz. É nesta realidade da cruz que nós mulheres descobrimos nosso real valor e andamos confiantes mesmo em nosso período como solteiras.

"Tudo o que você escolhe em seu namoro irá gerar consequências, maravilhosas ou catastróficas em seu casamento."
Este é um fato que muitos desconsideram e infelizmente só param para analisar depois que se vêem desmoronados, diante de um casamento frustrado e muitas vezes sem solução. Tudo o que plantamos durante nosso período de namoro, até mesmo namoros passados, levaremos para nosso casamento! Se sofremos com adultério em um determinado namoro, quando chegarmos no casamento, não teremos segurança em nosso cônjuge. Se tivermos inúmeras demonstrações de carinho e confiança durante o namoro, teremos segurança em nosso cônjuge no matrimônio. Tudo é uma semeadura - aquilo que plantarmos, colheremos!

"Se Deus não for o primeiro em sua vida, Ele nunca será o segundo. É melhor deixar um namorado do que abandonar Jesus."
Concordo plenamente com o autor quando ele aborda a importância de se manter fiel a Jesus e a Sua Palavra, e de forma clara ele traz esta reflexão para cada jovem solteiro para avaliar como está o nível de intimidade com Deus. Muitas vezes o jovem cristão começa a namorar e aos pouquinhos vai se afastando da presença de Deus, já não trabalha mais no Reino de Deus como antes, não ora tanto tempo como fazia enquanto solteiro... tudo isso é fruto de que o seu namoro não está te aproximando do Pai e isto é um alerta perigoso! Não troque os valores: em primeiro lugar deve estar o Senhor Jesus, pois Ele jamais será o segundo!

"Nada é tão bom que não possa ser melhorado."
Temos um modelo a ser seguido que é simplesmente alto demais: Jesus - Ele é nosso exemplo em tudo: bondade, mansidão, fé, amor, paz, santidade, misericórdia, graça e tantas outras qualidades; por isso não podemos nos contentar com o nível que já alcançamos como pessoas, cristãs, e nem em nossos namoros e matrimônios! Poderemos sempre ser melhores! E o autor nos incentiva a buscar ainda mais a presença de Deus afim de alcançarmos este alto padrão que é o nosso Senhor Jesus.

*******
Livro "Do olhar ao Altar"
2013, Editora Above e
Eu Escolhi Esperar

6 comentários

Deixe seus comentários
Debora Brazil
Autora
22 de junho de 2016 12:33 delete

Que lindo gatona, amei as quotas!
Realmente devemos nos valorizar antes de entramos num relacionamento.
Beijinhos,
Debi
http://www.deborabrazil.com.br/

Resposta
avatar
3 de julho de 2016 21:52 delete

Nossa esse livro deve ser mesmo perfeito, já passei dessa fase kkk, mas vou indicar pra minha irmã.
Beijos
Filha do Rei | Larisse Design |

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
4 de julho de 2016 16:49 delete

Verdade Débora! Primeiro é necessário nos amar, para depois amar o próximo!!! Bjos!!

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
4 de julho de 2016 16:50 delete

Indica meeesmoo Larisse!! Vale super a pena todos os solteiros ler este livrinho.. é super prático e rápido de ler ;) Bjos!!

Resposta
avatar
Tamires b.
Autora
5 de julho de 2016 23:25 delete

maravilha!! to precisando de uns livros bons.

jus

www.fromsampatoboston.net

Resposta
avatar
Gabriele
Autora
14 de julho de 2016 14:12 delete

Que bacana, parece ser um ótimo livro!

Bjão!


www.umaloucaporjesuscristo.com

Resposta
avatar