Intolerância, até quando?

julho 19, 2016 7 Comentários A+ a-


Se tem algo que está ficando difícil de tolerar nesta nossa geração tem sido a intolerância. E você? Sabe o que é e como lidar com ela?

A intolerância é uma atitude mental, que resulta nas ações, caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar as diferenças.

É tão inimaginável que em pleno século XXI, tempo em que parece não haver limites para o desenvolvimento das tecnologias e para o avanço incalculável das ciências, as pessoas continuem sendo hostis umas com as outras pelo simples fato delas discordarem de pontos de vista e opiniões, perpetuando uma atitude tão medieval e arcaica que contradiz completamente com a nossa realidade. Relacionamentos desfeitos, amizades interrompidas, casamentos arruinados, irmãos brigados, cristãos desigrejados, por que não tem-se tido tolerância nas relações.

E olhando para esta triste realidade, trago este devocional para nossa reflexão, baseado no relato de Mateus, no capítulo 16, versículo 13, a respeito de Jesus pedindo a opinião de seus discípulos acerca da sua própria pessoa:

"Quem os homens dizem que o Filho do homem é?"

Uma das primeiras lições que esta passagem traz é que para seremos tolerantes, devemos estar abertos para ouvir as pessoas ao nosso redor, considerando valiosa a opinião do próximo. Jesus fez questão de em um determinado dia, parar tudo o que tinha para fazer, sentar-se com seus discípulos e questioná-los sobre a opinião de cada um sobre ele e o que eles estavam ouvindo em meio as outras pessoas sobre ele. Como você reage quando as pessoas dão suas opiniões para você sobre a sua pessoa, sobre sua personalidade e sobre suas atitudes?

 Se você tem dificuldade em receber tais opiniões, cuidado com a intolerância em seu coração! O verdadeiro discípulo de Jesus se importa com as opiniões daqueles que o rodeia; ele deseja saber como tem sido seu testemunho diante das pessoas porque ele entende que seu estilo de vida prega muito mais que muitas palavras, então ele entende que ouvir acerca do seu comportamento e da sua vida é uma excelente oportunidade de melhorar ou continuar sendo quem ele já é.

"Eles responderam: "alguns dizem que é João Batista; outros, Elias, e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".

Outra lição para mantermos um coração tolerante é permanecer pacífico mesmo diante das opiniões divergentes. Muitas pessoas emitiram uma opinião acerca de Jesus, sobre quem Ele era, e 99% das opiniões eram todas contrárias a verdade, de forma que somente Simão Pedro deu a perfeita definição sobre ele: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". De qualquer maneira, Jesus não se irou contra aquelas pessoas, nem rompeu seu relacionamento com elas; pelo contrário, continuou servindo-as e amando-as a ponto de morrer por elas.

Qual sua reação quando você se depara com opiniões contrárias as suas? Você consegue continuar dialogando pacificamente com as pessoas? Consegue respeitar suas opiniões? Ou você tenta de todas as formas provar que você é quem está certo(a) e que a sua opinião que é a verdadeira? Ou quem sabe ainda, você simplesmente vira as costas e finaliza a conversa?

Definitivamente, esta é a face da intolerância! E pergunto: por mais quantos séculos teremos que ver a humanidade com esta face? desrespeito e intolerância entre raças, religiões, posições sociais, culturais e de gêneros, e infelizmente dentro da própria Igreja de Cristo, intolerância entre denominações e membros entre si?  Será que seremos capazes de sentar à mesma mesa com Jesus e morar nas mesmas mansões celestiais, se não temos conseguido conviver juntos nem mesmo nas terrenas? Será que é tão difícil assim entendermos que Deus nos fez diferentes, com pensamentos distintos, nos colocou em culturas diferentes, e é exatamente esta a beleza da multiforme graça de Deus?

Finalizo com o pensamento de Leonardo Boff que diz que a natureza nos oferece a melhor lição de tolerância: por mais diversos que sejam os seres, todos convivem, se interconectam e formam a complexidade do real e a esplêndida diversidade da vida.

Que possamos aprender com a linda natureza que Deus criou: respeitar as diferenças é respeitar a vida e mantê-la viva entre nós, é valorizar as individualidades sem ultrapassar as barreiras do amor, lembrando que somente assim podemos promover a paz que Jesus nos ofereceu a tantos anos atrás. Sejamos incondicionalmente tolerantes, por favor!

7 comentários

Deixe seus comentários
blogamay
Autora
29 de setembro de 2016 14:56 delete

É tão edificante ler um post desse. Parabéns Lainy por deixar que o Espírito Santo fale através de você. Respeito é bom e todos gostam, então antes de sermos intolerantes, que tenhamos mais respeito por qualquer pessoa.

blogamay.wordpress.com

Resposta
avatar
1 de outubro de 2016 17:05 delete

Ótimo post!!! Você falou tudo quando disse que devemos respeitar as diferenças, o respeito deve fazer parte da vida de um cristão.

espacogospelblog1.blogspot.com

Resposta
avatar
Denise Santos
Autora
2 de outubro de 2016 19:24 delete

Belo post, muito edificante ler o seu post, que Deus continue te abençoando. www.toquedeamor.blog.br

Resposta
avatar
3 de outubro de 2016 00:26 delete

É isso ai, é muito importante agirmos com sabedoria para que as pessoas veja Cristo em nós!

Resposta
avatar
crhistine
Autora
5 de outubro de 2016 00:40 delete

Parabens pelo POST. Hj em dia temos que ter muita sabedoria e estar sempre em oração

Resposta
avatar
Gleise Caires
Autora
16 de outubro de 2016 16:23 delete

Não é facil ser tolerante, mas quem quer seguir a Cristo tem que ter essa caracteristica!!Como sempre, um texto muito claro, objetivo e importantissimo!! bjs

Resposta
avatar