Quem é você?

julho 25, 2016 22 Comentários A+ a-


"Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés." Lucas 7.44-46



Inevitavelmente, quando recebemos um grande favor de alguém, principalmente quando se trata de algo que nós não poderíamos realizar pelos nossos próprios esforços, quem sabe um favor de ‘vida ou morte’, nos sentimos em uma dívida eterna com esta pessoa, pois somos tomados de uma profunda gratidão que nos constrange, que nos leva a corresponder este favor com tudo o que temos de melhor para oferecer, não é mesmo? 

Mas, duas pessoas estiveram diante de um favor imerecido da parte de Deus: Simão o fariseu e uma mulher pecadora, conforme o relato de Lucas no capítulo 7; mas, como elas reagiram diante deste favor?
Tanto Simão, o fariseu, como aquela mulher, muito provavelmente uma prostituta, viram e ouviram a respeito do Evangelho da Graça durante a passagem de Jesus pela cidade de Naim, de 30 a 40km de distância de Cafarnaum.

O fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa – certamente por tê-lo ouvido pregar acerca do Reino de Deus, e por ter visto ou ouvido sobre os milagres que Ele havia operado na região: a cura do servo do centurião de Cafarnaum (7.10), a ressurreição do filho da viúva da própria cidade de Naim (7.14), dentre outros muitos milagres (7.22); além do intrigante testemunho que Ele concedera acerca de João Batista, o considerando o maior profeta de Israel (7.28).

O fariseu, mesmo diante de tamanho poder exposto pelas atitudes e palavras de Jesus, ele recebendo-o em sua casa, se manteve INDIFERENTE, e o tratou como INDIGNO de receber as honras de um convidado: Não lavou os pés de Jesus para que Ele se sentisse limpo e apto para aquela refeição; Não saudou Jesus com um beijo para que Ele se sentisse bem-vindo naquela casa e como reconhecimento de sua autoridade, afinal, ele mesmo o chamou de "rabi" (mestre); e Não ungiu os cabelos de Jesus como sinal de comunhão entre eles.

Pergunto então: Por quê aquele fariseu rogou para que Jesus estivesse em sua casa? Para quê? Quais eram suas motivações? Será que ele só queria o status de ter tido alguém ‘famoso’ em seu lar?

Simão, o fariseu, chamou Jesus de ‘mestre’ mas suas atitudes revelavam que ele não estava submetido aos ensinamentos de Jesus, tão pouco, tinha a intenção de recebê-lO em sua casa e na sua vida como o Messias de Israel e adorá-lO como tal. Simão tratou Jesus como um INTRUSO em sua casa e com total indiferença; ele o desprezou em seu coração ao julgá-lo diante daquela cena que estava ocorrendo diante dos seus olhos: uma mulher pecadora está tocando nele! Se Ele fosse profeta saberia quem e qual é essa mulher!

A mulher, que também esteve diante do mesmo poder e palavras ministradas por Jesus, teve seu coração transformado em um destes encontros, e ao saber que Jesus se encontrava na casa do fariseu, foi para lá completamente focada em retribuí-lo com a mais extrema e íntima ADORAÇÃO.

Em um ambiente completamente desfavorável para sua expressão de gratidão e louvor, ela ousadamente adentra naquela sala, diante de alguns homens assentados naquela mesa, que a conheciam por sua má fama, contudo, confiante, ela se direciona àquEle que havia tirado seu coração do mar de aflição e a sua alma das prisões do pecado, se prostra de corpo e coração, e dá a Jesus todas as honras que Simão, o fariseu, não havia dado:

Ela lavou os pés de Jesus com suas lágrimas, tornando Ele apto para uma refeição; ela soltou os seus cabelos em público para enxugar os pés de Jesus mesmo sendo isto vergonhoso para uma mulher fazer diante dos homens; ela beijou os pés de Jesus se abaixando e humilhando-se a si mesma e ungiu os seus pés com o mais caro unguento/óleo (possivelmente o Nardo) quebrando seu vaso, considerando-O muito mais digno e superior a preciosidade daquele perfume!
Aquela mulher não encontrou obstáculos à altura que pudesse impedi-la de retribuir a Jesus o que Ele havia feito por ela; Ele liberou uma palavra de vida eterna para a sua alma, alívio para seu coração pelo perdão de seus pecados, e tudo o que ela tinha de melhor, mesmo que em um ambiente hostil, ela ofereceu a Jesus como retribuição de Sua graça na sua vida.
E você? Quem é você nesta cena? Como você tem retribuído o favor de Deus na sua vida?

A consciência de que Deus nos tirou das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor (Col 1.13), a clara noção do sacrifício que Jesus, O inocente, fez no nosso lugar na cruz, e a certeza da Sua graça sobre as nossas vidas é o que nos levará a quebrar o nosso vaso de alabastro, para dar a Ele, o que temos de mais valioso em nós! Só quem de fato entende esta realidade pode oferecer a Deus uma adoração tão extrema, que ultrapassa quaisquer barreiras, que transpõe os próprios limites, que não se importa com o que está ocorrendo a sua volta, e mergulha na profundidade da presença de Deus. Quem foi verdadeiramente alcançado por esta Verdade não suporta a INDIFERENÇA na presença de Deus, pois seu desejo é se lançar aos pés de Jesus, e honrá-lo com os louvores de seus lábios, fruto de um coração quebrantado!

Como está a sua adoração perante Ele? Ardente, intensa e total como daquela mulher, ou indiferente e indigna como a de Simão, o fariseu?

22 comentários

Deixe seus comentários
Magda Moreira
Autora
1 de agosto de 2016 08:29 delete

Olá,amiga!!
Achei linda a sua mensagem do post.
Temos que nos perguntar realmente como está a nossa adoração a Deus se está 100% ou pela metade.
Sou a autora do blog de divulgação Agenda dos Blogs e passei aqui para te visitar.Estou te seguindo e a sua divulgação já está na Agenda.Bjsssss

Resposta
avatar
Gabriele
Autora
1 de agosto de 2016 10:35 delete

Que linda palavra Lainy, que Deus continue lhe abençoando!

Ótima frase para nossa reflexão: Como está a sua adoração perante Ele? Ardente, intensa e total como daquela mulher, ou indiferente e indigna como a de Simão, o fariseu?

bJÃO!!

www.umaloucaporjesuscristo.com

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
1 de agosto de 2016 13:42 delete

Que bom que gostou Maah! Que Deus continue te abençoando! Bjos!!

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
1 de agosto de 2016 13:43 delete

Glória a Deus que gostou Magda! Obrigada pelo apoio e divulgação! Que Deus continue te abençoando!! Bjooss!

Resposta
avatar
3 de agosto de 2016 19:41 delete

Olá Lainy!
Vim do agenda dos blogs para conhecer seu blog e adorei, já seguir seu blog.. bjs e sucesso!
www.karinapadilha.blogspot.com

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
4 de agosto de 2016 09:37 delete

Olá Karina! Muito obrigada pela visita e por seguir o blog! Que Deus continue falando ao seu coração! Grande bjo!!

Resposta
avatar
Gleise Caires
Autora
18 de agosto de 2016 21:26 delete

Amo seus textos, porque são sempre muito esclarecedores.Me faz ver a situação como ainda não tinha visto.Compreender melhor! Que Deus continue te usando, amada!!bjs

Resposta
avatar
Lainy Anselmo
Autora
19 de agosto de 2016 09:34 delete

Glória a Deus amiga!! Que bom que Deus te mostrou algo novo nesta palavra! Que Ele continue falando ao seu coração!! Bjo!!!

Resposta
avatar
14 de setembro de 2016 22:37 delete

Que texto!

Essa mensagem é bem tocante, gostei de como você explicou.. Que Deus continue te usando <3

Beijos amada.

=> BLOGVitoriaMartini

Resposta
avatar
20 de setembro de 2016 08:30 delete

Eu realmente amei.
Que Deus abençoe.
Grande beijo

Resposta
avatar
Dianny Silva
Autora
20 de setembro de 2016 13:27 delete

Linda mensagem. Muitas vezes no só queremos pedir e pedir, só queremos o de melhor que o Senhor tem pra nos, mas nunca queremos agradecer. Por isso pare e agradece e adore aquele tem o melhor para você. Super beijos. Continue com essas mensagens, que Deus possa continuar abençoando sua vida grandemente.

Resposta
avatar
20 de setembro de 2016 16:51 delete

Que texto mais lindo. Nós passou uma mensagem muito linda para refletimos adorei

Adorei seu blog, achei ele no grupo do wpp já estou seguindo
❥Um super beijo❥

ladorosadomundo.blogspot.com.br

Resposta
avatar
Juuh Galvão
Autora
20 de setembro de 2016 21:46 delete

Adorei pelas palavras
Que Deus abençoe.
Beijooos www.juuhgalvao.com

Resposta
avatar
Edna Lins
Autora
20 de setembro de 2016 23:07 delete

Amei a palavra😘🙏🏼

Resposta
avatar
Duda Accioly
Autora
20 de setembro de 2016 23:35 delete

Linda mensagem! Muita paz, amor e sucesso!

Resposta
avatar
22 de setembro de 2016 11:41 delete

Linda mensagem ,bem tocante.

Resposta
avatar
28 de setembro de 2016 16:10 delete

Aii que post lindo e edificante!! Quando faço meu devocional diariamente, eu sempre peço ao Senhor para me ajudar a dar o meu melhor em sua presença, afinal nós não sabemos o amanhã, e devemos oferecer sempre o nosso melhor a ele, como a mulher que lavou os pés de Jesus. Que o Pai continue te abençoando preciosa!! Bjinhos

PAPO DE GAROTA CRISTÃ
www.sarahcristinny.com


Resposta
avatar
28 de setembro de 2016 16:30 delete

Deus não dispensa um coração quebrantado. Ele não olha para o que podemos oferecer, mas para o que estamos dispostos a fazer. Sou como aquela mulher pecadora, que não tinha nada para oferecer. Espero ter um coração disposto a romper todos os obstáculos e estigmas para adorar a Jesus com atitudes, além das palavras.

Resposta
avatar
Estephani
Autora
1 de outubro de 2016 17:35 delete

Que texto profundo e muito lindo! Realmente temos que nos perguntar a cada dia como está nossa adoração ao Senhor!
Obrigada pelo comentário no blog, Deus te abençoe muito!
Um super beijo,
www.oblogdafilha.com

Resposta
avatar