Unção especial e exclusiva??? Heresia #2

novembro 02, 2016 2 Comentários A+ a-

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.” Joel 2.28-29

Continuando nossa série #DigaNãoAsHeresias, segue mais um breve estudo sobre as heresias que a Igreja de Cristo combateu ao longo de sua história, e como podemos combatê-las hoje, defendendo assim a verdadeira fé cristã; e hoje vamos ver, muuuito brevemente sobre a heresia do GNOSTICISMO:

Derivada da palavra grega ‘Gnosis’, esta heresia é extremamente complexa e merece um estudo bem mais aprofundado, por isso sugiro uma pesquisa neste documento  aqui (clique e saiba mais).

Bem a grosso modo, podemos dizer que esta heresia trazia um conceito místico que o conhecimento dos mistérios divinos era revelado a poucos escolhidos. Ela se fez presente nos quatro primeiros séculos da Era Cristã e é manifestada por adeptos de antigos cultos egípcios, babilônicos e gregos romanos. Esta heresia desenvolveu duas grandes correntes de pensamentos que tentou penetrar na mensagem do Evangelho:

Dualismo: este pensamento defendia uma separação entre o mundo material e espiritual, sustentando que todo tipo de matéria é má e perecível, logo, não foi criada por Deus, mas sim por um demiurgo (uma espécie de deus menor). Isto implica dizer que Deus não criou a terra e tudo o que nela há, inclusive a raça humana.
Docetismo: este pensamento defendia que uma vez que o mundo material é mal, logo significa negar que Jesus Cristo veio ao mundo em forma de homem, encarnado, e que tenha vivido e sofrido como homem. Jesus era para eles um espírito evoluído com a aparência de corpo material, e que veio comunicar ao povo um conhecimento especial que ajudaria o homem a se salvar por um processo intelectual.

Bem, esta heresia foi confrontada pela Igreja que apresentou, dentre muitos, os seguintes argumentos bíblicos:

- Deus é o Criador de todas as coisas nos céus e na terra e tudo o que Ele fez foi bom e reflete a Sua glória (Sl 19.1; GN 1; Dt 10.14; Sl 115.15; Sl 121.2; Jo 1.3)
- Jesus Cristo veio em carne, viveu, sofreu e morreu como homem (Jo 1.14; MT 4.2; MT 21.18; Jo 19.28; Jo 19.33)
- O ser humano é liberto pelo conhecimento que vem pela fé em Jesus Cristo, através da revelação da Sua Palavra, e não por meio de experiências cósmicas ou sensoriais, sendo que a obediência aos Seus mandamentos é a demonstração prática de se possuir este conhecimento (Jo 8.32; Jo 15.14; Jo 14.6, Jo 17.7)

Hoje a Igreja também luta contra esta heresia, quando algumas pessoas se levantam dizendo ter uma “unção” especial para realizar tal obra, e que esta unção, ou conhecimento, foi algo especial dada por Deus EXCLUSIVAMENTE para ele(a). Isto é mentira!

A Bíblia diz que toda a revelação de Deus para a salvação do homem já está exposta e disponível para TODOS por meio da Sua Palavra, e que a unção que agora todos os crentes possuem, é a unção do Espírito Santo, que é o selo de aprovação para todos os cristãos e que dá discernimento para toda a verdade. (I Jo 2.20,27; II Co 1.22; Ef. 4.30; II Co 1.21,22). Toda a Escritura é inspirada por Deus e suficiente para a salvação do homem e para obtenção do conhecimento de Deus (II Tm 3.16), bem como suficiente para que todos exerçam o seu chamado.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." II Timóteo 3.16-17

Nada mais deverá ser revelado por Deus para que se torne doutrina para a Igreja, ou para evidenciar o ministério de alguém. Essa é uma heresia antiga e que já foi derrubada pela Igreja! Vigie!

Nesta mesma corrente de pensamento, há aqueles que proíbem os cristãos de usufruírem das coisas boas que Deus criou e colocou no mundo, dizendo ser tudo obra do maligno: natureza, comida, arte, sexo, casamento... isto também é um reflexo desta heresia gnóstica, e que sabemos ser contra as Escrituras, que afirmam que foi Deus quem criou todas as coisas para Sua glória e então podemos tê-las nas nossas vidas, desde que gere glória para Ele de acordo com as Suas orientações!

Não se permita acreditar nas palavras daqueles que não colocam as Escrituras como autoridade máxima da Igreja e da vida do cristão. Lembre-se que tudo o que há na Bíblia, sejam promessas, profecias, exortações, parábolas, história, toda ela já nos é suficiente para obter conhecimento de Deus e ter a mente de Cristo (I Co 2.16).

Tudo o que esses falsos mestres, pastores, apóstolos, doutores querem é serem reconhecidos e receberem glória e honra dos homens. Não aceitam viver simplesmente como irmãos, servindo em humildade, deixando Cristo ser o Cabeça da Igreja, guiando o povo livremente pelo conhecimento revelado. Eles anseiam por poder e jamais irão desejar que seu rebanho tenha a liberdade de examinar as Escrituras e cheguem ao conhecimento de Deus, por isso irão sempre inventar uma nova profecia, uma nova revelação, para que o povo continue dependente deles!

Deus não revelará absolutamente NADA MAIS além do que Sua própria Palavra já nos revelou, e tudo o que Ele deseja, é um povo que se comprometa com esta Palavra para cumpri-la. 

Façamos então parte deste povo e vamos dizer NÃO as heresias!

2 comentários

Deixe seus comentários
7 de novembro de 2016 22:24 delete

O pior é que tem tanta gente que acredita nisso, que o Senhor nos dê sabedoria!

Resposta
avatar
9 de novembro de 2016 13:23 delete

Oi, entendi seu posicionamento e achei bem esclarecido.
Só acho que em alguns casos as pessoas usam a expressão de que foram designadas especificamente para tal obra, apesar de todos podermos realizar toda boa obra, pois há os dons do Espírito Santo e eles são distribuídos livremente e individualmente conforme Ele quer ( I Coríntios 12:7-11). Apesar de podermos realizar toda boa obra é importante sabermos discernir qual é o lugar em Deus quer nos colocar para exercermos os seus dons nos dado.

Acho que era só isso para acrescentar. :)

Deus abençoe, bjo

www.aninhamorando.com.br

Resposta
avatar